segunda-feira, 28 de junho de 2010

Maiko
"criança, aprendiza, dançarino/a"


Jovens meninas tornam-se maiko aos 16 anos. Assim como todas as adolescentes devem frequentar a escola nessa idade, o aprendizado de uma maiko dura, normalmente, 5 anos. Mesmo não freqüentando uma escola convencional, elas participam de aulas de canto, dança, shamisen e outras artes. Assim como devem aprender actividades artísticas, devem também se familiarizar com o antigo dialeto de Kyoto.

Duas cerimônias marcam a passagem de gueixa adolescente para gueixa mulher. Por volta dos 18 anos ocorre a cerimônia do mizuage (subida das águas), no qual uma maiko muda de penteado 5 vezes Os diferentes estilos de penteado utilizados pelas maiko indicam o estágio de seu aprendizado. Os ornamentos de cabelo são abundantes e combinam com a estação do ano vigente, normalmente representando as flores do outono, feitos de contas. Aos 21 anos, se sua tutora concordar, ela pode se tornar uma gueixa .A cerimônia na qual uma gueixa aprendiz passa a ser considerada uma gueixa experiente chama-se erikae mudança do colarinho para branco. Ao se tornar uma gueixa, ela passa a usar colarinho branco, quimonos mais discretos e penteados mais simples, ganhando uma aparência mais adulta e mais elegante.

O Quimono de uma maiko é brilhantemente colorido e decorativamente ornado, possui longas e esvoaçantes mangas, que deslizam até o chão. O colarinho usa-do pela maiko, normalmente é feito de um material padrão, de cor vermelha que aparece vividamente contra seu pescoço pálido. O obi (fita que amarra o kimono) de uma maiko também é muito mais longo. É amarrado em um estilo bem mais ornamentado do que os laços comuns dos obi das geisha; é amarrado muito mais alto, vindo de cima da dobra do braço, com o laço quase alcançando o colar, com suas pontas terminando no chão. As maiko também usam okobo (sapatos de madeira com uma grande plataforma) diferentes; este tipo normalmente força a maiko a andar, dando pequenos passos, considerados atractivos pela tradição japonesa. As aulas de literatura, etiqueta, música, canto, dança e arranjo floral, entretanto, continuam até os 40 anos de idade. Actualmente, as aulas de inglês também fazem parte do currículo.

Sem comentários:

Enviar um comentário