segunda-feira, 28 de junho de 2010

Flor de cerejeira
"simbolo do Japão"


É conhecida como a flor da Felicidade e assume um lugar importante na cultura e nos jardins japoneses. Nos meses de Março a Abril o povo festeja o Hanami para saudar a floração da árvore (cerejeira ornamental) com muitas festividades. Para o povo japonês esta festa tradicional não é apenas pela beleza da Sakura, mas é um legado para que as gerações mais jovens mantenham uma identidade e aprendam a importância de preservar o respeito e a espiritualidade. É, antes de mais nada, um momento para sair da introspecção invernal e se abrir para o mundo, de florescer o espírito, de festejar!

O significado da flor da cerejeira (Sakura), considerada a flor-símbolo do Japão provém de lendas e crenças. Sakura é uma modificação do nome Sakuya, proveniente da princesa Kono-hana-sakuya-hime, a qual os japoneses veneravam no topo do Monte Fuji. Acredita-se que a princesa tenha caído dos céus sobre uma cerejeira. Outro aspecto de forte significado do sakura é sua ligação com os samurais. No período feudal, a vida desses guerreiros era comparada à efemeridade da flor de cerejeira, que durava apenas três dias na primavera. Da mesma forma eram os samurais, sempre dispostos a dar suas vidas em nome de seus mestres.A flor- sakura- ficou ligada à imagem do samurai, Posteriormente, na Idade Média, no período da guerra civil, a brevidade da vida da flor da cerejeira, impressionou muito os japoneses tornando-se uma metáfora da morte corajosa e pura para todos.

Conhecida como "flor das flores" em todo o país, hoje a sakura faz parte da padronagem de quimonos e acessórios decorativos, por ser considerada sagrada, simbolizando também o amor, a amizade entre as pessoas, a beleza feminina, a vida e a esperança.

Sem comentários:

Enviar um comentário