segunda-feira, 28 de junho de 2010

Bambú
"Take wo watta yo: significa bambú cortado
simbolo de abertura exposição franqueza e honestidade


Segundo a idéia taoísta o bambú associa-se à ideia que se deve ceder a situações ou condições externas, para melhor triunfarmos na vida. É a imagem do bambu, que resiste e verga sob o rancor da tempestade. para em seguida voltar a erguer-se e aparecer em todo seu esplendor. Para Buda, o bambu ajuda o homem a alcançar a serenidade e a paz interior. Até o som produzido pelo bambu ao receber a mais leve brisa também é considerado importante para a paz de espírito.

Taketori-Monogatari, uma das obras de ficção mais antigas do Japão, conta a história de Kaguyahime, uma princesa que nasceu do bambu. Com o passar do tempo, ela torna-se uma mulher muito bonita. O fascínio exercido por ela era tão grande, que todos os nobres, inclusive o imperador a pediram em casamento. Mas ela não aceitou ninguém. Um dia, ela decidiu ir embora para a lua. Dizem que essa história teve grande influência na ideologia budista. Desde a Antigüidade, o bambu está relacionado intimamente com o quotidiano dos japoneses. Graças à facilidade de cultivo e manuseio, o bambu era utilizado para a produção de remédios, alimentos, material de construção, utensílios domésticos, instrumentos agrícola e musical e artesanato.

Duas características inerentes ao bambu são a flexibilidade e a rigidez. Esses dois pontos são freqüentemente comparados ao pensamento sólido e flexível do povo japonês se, recuperou rapidamente da devastação provocada pela 2ª Grande Guerra Mundial.
Existem espécies que crescem até 1 metro por dia. A palavra take (bambu) é composta pelos ideogramas ta (alto) e ke (árvore).

Sem comentários:

Enviar um comentário